sábado, 3 de maio de 2014

Telefone da Esperança Portugal: a nossa história (Parte II)





O dia da abertura foi magnífico e memorável! A alegria – partilhada com muitos companheiros de outros centros do TE de Espanha – foi contagiante e mostrámos a todos a nossa incomparável arte de bem acolher! E ainda mais inesquecível do que a festa no Ateneu Comercial do Porto foi sabermos que, pela primeira vez na nossa história, a nossa linha telefónica de apoio em crise esteve disponível. Um número a não esquecer: 222 030 707. Das 20 às 23 horas. Do nosso lado, voluntários formados e capacitados na exigente arte da Relação de Ajuda. Do outro, pessoas com todo o tipo de crises de natureza emocional, procurando caminhos e soluções e requerendo uma escuta ativa, atenta, empática.
A esse primeiro dia de orientação em crise seguiram-se todos os outros dias até hoje, dias em cada um dos nossos voluntários escolheram o serviço [tantas vezes implicando enfrentar o frio, a insegurança da noite ou a inconveniência das deslocações] a todas as outras alternativas mais confortáveis. E se dispuseram a formar-se continuamente na arte de saber ajudar.
Importa saber de que outras formas servimos a comunidade nestes 5 anos após a inauguração:

  • Continuámos a desenvolver formação de vanguarda, quer em matéria de Relação de Ajuda quer em diferentes dimensões do desenvolvimento pessoal. Quem fez formação no TE conhece o seu impacto transformador. [Costumo pensar que damos às pessoas as ferramentas de vida e de comunicação de que necessitam para nunca terem que recorrer, em crise, à nossa linha telefónica de apoio…]
  • Organizámos eventos culturais, atividades de partilha de saberes e emoções, abrindo espaço para que se conheçam os talentos dos nossos voluntários e amigos.
  • Conseguimos fazer da sede do TE um espaço de confraternização e encontro pessoal de excelência.
Nos bastidores, os nossos voluntários foram-se empenhando em várias atividades [tantas delas discretas] que permitiram que tudo acontecesse: o cuidado com a acolhedora sede do TE, que é quase uma segunda casa para alguns de nós [quem ainda não se deliciou com uma chávena de chá e bolachas sentado à mesa da nossa cozinha está deste já convidado a fazê-lo…], a organização dos eventos e das atividades, a comunicação e divulgação, a tradução dos materiais da formação, a celebração das datas importantes [com a amorosa criatividade da equipa dos afetos], a criação de artigos [tantas pequenas obras de arte!] para presença e venda nas feirinhas de angariação de fundos, a criação e manutenção das ferramentas online, a cobertura fotográfica dos eventos, etc… etc…
Esta articulação da boa vontade, competência e talento dos nossos voluntários tem sido o fator crítico de sucesso do TE até hoje. 


Em 2012 assumi a presidência da direção do Telefone da Esperança Portugal, com uma equipa muito competente e entusiástica. Neste momento, os nossos três grande objetivos são: consolidar a estrutura e sustentabilidade da associação, aumentar a visibilidade e a acessibilidade dos nossos serviços a todos que deles possam necessitar ou beneficiar e reforçar a nossa capacidade de resposta [nomeadamente com o início da orientação presencial por profissionais: psicólogos, técnicos de serviço social, juristas]. A médio prazo, queremos também criar centros noutras cidades portuguesas para podermos assegurar uma resposta de proximidade a pessoas de outras regiões do País.
Pela frente temos grandes desafios: continuarmos a ser fiéis aos princípios que nos norteiam, sermos cada vez mais competentes e eficazes no serviço que prestamos… Para isso, precisamos que cada voluntário continue comprometido com esta causa. E que novos voluntários se juntem a nós.
Cada vez mais pessoas precisam do tipo de respostas que nós sabemos dar: a escuta ativa, a aceitação incondicional de cada pessoa, as ferramentas de vida e de comunicação que são fundamentais para a construção de vidas felizes.
Direta ou indiretamente, estamos a fazer a diferença na vida de centenas de pessoas. Acredito, sinceramente, que estamos a promover a construção de um mundo mais saudável e mais feliz.
Sinto-me verdadeiramente privilegiada por pertencer a esta organização e sentir-me membro desta família. E por isso, é com alegria que convido todos aqueles que se sentem chamados a crescer enquanto Pessoa, a virem conhecer o Telefone da Esperança, experienciarem a formação que colocamos ao seu dispor e, quem sabe, descubram se o voluntariado na nossa Associação poderá constituir um presente nas suas vidas. 

Assim, convido os leitores a descobrirem o Telefone da Esperança e o trabalho que desenvolve:
  • Consultem o nosso blogue, aqui  [podem inscrever-se para receber automaticamente as atualizações];
  • Sejam nossos amigos no facebook, aqui.
  • Visitem-nos nas nossas instalações no Porto [Rua Duque de Loulé, 98, 2º esq., Porto].
  • Falem com os nossos voluntários;
  • Participem na formação que promovemos e convidem os vossos amigos;
  • Divulguem os nossos serviços de apoio em crise a todas as pessoas do vosso entorno que possam necessitar de apoio.  
Acredito mesmo que estamos a conseguir espalhar a Esperança em Portugal. Curso a curso, chamada a chamada, palavra a palavra, abraço a abraço. E ainda há tanto a fazer! Se achar que esta missão pode ser a sua também, junte-se a nós!

Um abraço afetuoso,

Natacha Soares Ribeiro
(em Blog Partilho Contigo)

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